1 - Ginásio

Inaugurado em 1995, o Ginásio Poliesportivo do Colégio Arnaldo – Unidade Anchieta conta com o que há de mais moderno em tecnologia de absorção de impacto. O piso flutuante, construído em madeira e camadas de isopor, assegura conforto e minimização dos traumas gerados principalmente em modalidades em que os saltos são comuns como vôlei, basquete, handebol e ginástica. Em Belo Horizonte, só existem mais dois ginásios desse porte.

2 - Quadras esportivas

Além do ginásio, a praça de esportes do Colégio Arnaldo ainda conta com três quadras poliesportivas disponibilizadas para as aulas de Educação Física. Nesse complexo poliesportivo, atuam equipes de alta qualidade técnica; nele, funciona, também, a escolinha de iniciação esportiva, aberta à comunidade.

3 - Laboratório de Ciências/Biologia

O laboratório de Ciências ajuda no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Ele também serve de estratégia e pode auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, utilizando os materiais e animais que há no espaço , construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Esse local pode despertar curiosidade e, consequentemente, o interesse do aluno na observação de fenômenos estudados em aulas teóricas.

4 - Auditório

5 - Cidade Arnaldo

“A Cidade Arnaldo atende de forma lúdica e dinâmica a vivência social e cultural do aluno com o mundo em que ele está inserido. A possibilidade de explorar diversos espaços, possibilita a criança e ao adolescente uma nova forma de interação com o externo de uma maneira que, também, desenvolva sua criatividade e proporcione uma aprendizagem eficaz. O espaço contempla uma capela, que ilustra nossa missão no aperfeiçoamento do humano-social, o ambiente também conta com um mini supermercado, farmácia, hortifrúti, que auxiliam no desenvolvimento destes jovens visando o ser autônomo na organização das rotinas vivenciadas em seu cotidiano. A Cidade Arnaldo dispõe de uma estrutura que representa o trânsito das grandes cidades como, por exemplo, sinalizações de trânsito, o papel lúdico delimita de forma clara e objetiva a necessidade e a importância da familiaridade com a organização destes espaços para o bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

A diversão está garantida, associada as responsabilidades diárias do mundo real, e o espaço conta com veículos infantis, velotrois, triciclos, patinetes, onde os alunos vivenciam um posto de gasolina lúdico para abastecer os veículos.

O local traz também conceitos de cidadania e sustentabilidade, o espaço conta com informações sobre o ciclo da água e a conscientização da utilização desse bem precioso.

A Cidade Arnaldo, é um espaço lúdico, que envolve o pedagógico, mas que envolve também o ser cidadão.

A Cidade Arnaldo vem pra agregar o nosso cotidiano, de maneira adequadas e bem claras para que possibilitem à criança: autonomia, interação, motivação, equilíbrio, sensações, descontração e experiências positivas.”

6 - Museu

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E FÉ

O Colégio Arnaldo Janssen tem na tríade – Ciência, tecnologia e fé - como dizia o Padre, e grande cientista, Leopoldo Krieger, a síntese do ideário verbita: o gosto pelas ciências naturais, a paixão pelas ciências exatas e uma adesão sem reservas ao mistério e à significação do Evangelho.

O Acervo Escolar do Colégio Arnaldo conta com coleções como a de História Natural, Mineralogia, Evolução do Homem e Arqueologia - ricos pela sua diversidade e beleza. Espaços como estes promovem a curiosidade, estimulam, motivam e socializam, sendo estes elementos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. É uma alternativa a pratica pedagógica, com temas que podem ser absorvidos de forma interdisciplinar. Desta forma o Colégio tem como meta socializar estes Acervos - um espaço simultaneamente de ensino e entretenimento - oferecendo para nossos alunos novas e agradáveis possibilidades de transmitir cultura e informação.