Eventos e Celebrações

Se através de nossos esforços na educação conseguirmos acender uma fagulha de amor e humanidade, inclusive quando seja somente em um punhado de jovens, já estaremos fazendo nossa parte na construção de um mundo melhor para se viver, o que nos permitirá impulsionar a causa do Reino de Deus.” (El ministério educativo SVD como misión de diálogo, nº2).

Essa declaração serve como moldura para a nossa compreensão e atuação missionária na educação.

Desde os seus primórdios, a Congregação do Verbo Divino concebe a educação como uma forma eficaz de serviço missionário. Não se trata de um apostolado que fica à margem, mas é parte integrante da missão da SVD. Nosso Fundador foi professor de ensino médio em seus primeiros 12 anos de padre. Ele tinha uma grande preocupação: dar uma formação integral ao povo das missões.

Hoje, nossa interpretação da missão é pensá-la como diálogo profético. Uma proposta de abertura e respeito que envolve toda a atividade da Igreja em sua relação com todas as pessoas.  Por meio de projetos nos quais são envolvidos alunos, professores, pais e funcionários, criam-se oportunidades para que esses ouçam o convite amoroso de Deus e caminhem para a libertação transformadora, por meio de ações coletivas e solidárias, especificadas abaixo:

Voluntariado juvenil
Com os alunos do Ensino Médio são desenvolvidos projetos de cunho social cujo objetivo é tornar o jovem protagonista em ações de solidariedade. Nossos alunos visitam instituições que abrigam pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferecem seus dons de forma voluntária.

Coroações
Momento celebrativo mariano que, no mês de maio, exorta a importância de Maria, mãe de Jesus.

Celebrações Eucarísticas
Celebração Eucarística Sacramental que, quinzenalmente, reúne os católicos do Colégio Arnaldo no centro de sua fé.

Páscoa Solidária
Realizada com a colaboração dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I, a Páscoa Solidária tem como propósito celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa. São realizadas ações de solidariedade e coleta de materiais que são doados a instituições de caridade.

Natal Solidário
No natal, as famílias de nossos alunos, são convidadas a adotar uma cartinha do Papai Noel de crianças de dois projetos sociais no bairro Taquaril.

Festival Solidário
O Festival tem como objetivo realizar uma ação de ajuda financeira a entidades filantrópicas. São realizadas apresentações de nossos alunos e venda de produtos diversos. A renda é totalmente revertida para entidades sem fins lucrativos.