Educação Infantil

Constitui-se como a etapa final da Educação Básica, quando o jovem estudante se encontra preparado para, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora, estabelecendo diálogos interdisciplinares acadêmicos e transdisciplinares com a sociedade ao seu redor.

Compreendemos o conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. O conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.

A proposta curricular está ancorada nos princípios pedagógicos da diversidade, autonomia, interdisciplinaridade e orientação profissional, formando pensadores criativos, ousados, altruístas e tolerantes, vislumbrando a formação humana e cristã.

Estamos vivendo um momento transicional, de novas discussões e tendências para o Ensino Médio, trazidas pela BNCC – Base Nacional Curricular Comum – que suscita uma definição de um currículo formado com 60% das áreas comuns e 40% por itinerários formativos para 2020.

Utilizando como referência o material pedagógico do Poliedro - Sistema de Ensino, a equipe pedagógica trabalha, com muito comprometimento, no desenvolvimento das habilidades prescritas para as grandes áreas do conhecimento. Toda a mudança preconizada nos remete à necessidade de preparar esse jovem para fazer suas escolhas pessoais e profissionais de forma madura, assegurando-lhe habilidades e competências importantes no percurso acadêmico para as conquistas futuras no mundo do trabalho.

A 3ª série do Ensino Médio tem como objetivo atuar na alta performance dos estudantes, ampliando o trabalho com as competências e habilidades exigidas para a inserção desses nas grandes Universidades Públicas e Privadas. É garantido aos estudantes o tempo de retomar os conteúdos trabalhados no programa regular de ensino, facilitando a compreensão e fixação do que foi trabalhado em sala de aula. É possibilitado aos alunos a participação em eventos coletivos de aprendizagem com estratégias diferentes.

O material utilizado é o Pré-Vestibular Tetra Poliedro; nesse programa de desenvolvimento de habilidades e de preparação para os exames oficiais, a equipe pedagógica se dedica, de forma responsável, a orientar preventivamente as ações pedagógicas dos estudantes, a partir de análise de exames anteriores e das tendências recorrentes em cada área.

A prática dos simulados, a linguagem apresentada, as retomadas dos acertos e dos “erros”, e a tutoria do professor, fomentam grandes cases de sucesso!

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE NO ENSINO MÉDIO?

TRABALHANDO COM AS METAS E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES

O processo de ensino é concebido de forma cíclica e recursiva e considera a avaliação processual e contínua. A abordagem teórica é abrangente e aprofundada, preparando os alunos com eficiência para o ENEM e os principais exames e concursos vestibulares.

No segmento Ensino Médio, a preocupação com a preparação do aluno para os diversos processos seletivos do país com vistas ao Ensino Superior se intensifica, e nossa proposta é oferecer uma estrutura sólida que contribua efetivamente para o objetivo dos estudantes e familiares.

A partir do exposto, realizamos atividades avaliativas regulares de acordo com a distribuição de créditos e conforme calendários partilhados. Oferecemos um programa de simulados em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, trazendo item de avaliação, conforme mensurado no ENEM e em outros vestibulares convencionais. Esse formato é muito importante, pois considera tanto a avaliação do nível de proficiência dos alunos quanto o ingresso em grande parte das universidades federais do país e em muitas das instituições particulares de renome.

A equipe pedagógica, a partir dos dados mensurados na aplicação das atividades avaliativas, realiza uma análise cuidadosa, revê planejamentos, reorganiza as estratégias e orienta retomada de estudos coletivas e individuais.

Em parceria com o respeitável Sistema de Ensino Poliedro, a equipe gestora e pedagógica do colégio propõe um Ensino Médio que trabalha em duas frentes:

• Na 1ª e 2ª série, os alunos aprofundam ainda mais nos conhecimentos acadêmicos, desenvolvem habilidades importantes para a transposição do aprendido e o aplicável no fechamento da 3ª série.
• Na 3ª série, com o nível de exigência das avaliações externas de acesso ao Ensino Superior cada vez maior, o Colégio Arnaldo Anchieta responde a esse desafio promovendo a 3ª série do Ensino Médio com todo planejamento focado na revisão e aprofundamento de conteúdos para vestibulares e ENEM. Porém, o trabalho é orientado para o exercício de compreensão e resposta às habilidades cobradas similares ao exigido nos exames externos.

HORÁRIO DE AULA ENSINO MÉDIO - VIGOR EM 06 DE MAIO DE 2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2019 - 1ª SÉRIE - 3ª ETAPA ENSINO MÉDIO